Os filmes de personagens de HQsnunca emplacaram somas razoáveis de bilheteria ou elogios entre os críticos de cinema. Tanto que criou-se um mito de que filmes baseados em quadrinhos de maneira geral não rendiam — as exceções eram o Superman, de Richard Donner (1978) e, vá lá, os Batman de Tim Burton (1989 e 1992). Isso até 2000, quando a Fox lançou o primeiro filme dos X-Men. Ali, os estúdios descobriram o óbvio: os filmes de personagens de HQs podiam ser rentáveis, desde que fossem bem feitos.
Depois de ver filmes dos X-Men, do Homem-Aranha, do Hulk e do Quarteto Fantástico rechearem cofres de estúdios em Hollywood, a Marvel deu um passo diferente. Produziu e lançou ela mesma um filme de um personagem seu: o Homem de Ferro. Com Robert Downey Jr. no papel de Tony Stark, o milionário que constrói e veste a armadura amarela e vermelha, o filme foi uma grata surpresa entre a crítica. Isso em 2008.
Homem de Ferro, porém, era apenas o pontapé inicial de um ambicioso projeto da Marvel, o de lançar um filme que reunisse todos os Vingadores — uma espécie de Liga da Justiça do universo da Casa. Essa Liga inclui, além do Homem de Ferro, o Capitão América, Vespa, Hulk, Thor, Gavião Arqueiro, Homem-Formiga, Mercúrio e Feiticeira Escarlate, além de outros que só aparecem de vez em quando.
O primeiro Homem de Ferro — bem como a sequência de 2010 — já joga pistas de que a reunião vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Tony Stark aparece no segundo filme do Hulk (2009) — no qual é visto, de relance, o escudo do Capitão América, herói que vai ganhar um filme só seu ainda neste ano. E o nome do milionário é citado em Thor. Além disso, o filme do Deus do Trovão tem uma participação especial do Gavião Arqueiro. E Nick Fury, agente da SHIELD, organização secreta encarregada de reunir os heróis, mostra a cara em vários desses filmes. A ideia de um filme dos Vingadores é colocar os heróis para combater uma ameaça contra a qual nenhum seria capaz de lutar sozinho. Thor sugere que essa ameaça seja o cubo do poder.
O filme dos Vingadores está programado para ser lançado em 2012. Mas reunir os personagens é mais fácil que reunir os respectivos atores. Edward Norton, que fez o papel principal em Hulk, não vai aparecer. Será substituído por Mark Ruffalo. Em contrapartida, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Chris Evans (o Capitão) e os outros estarão lá. Basta esperar até o próximo ano. (LVR)